terça-feira, 24 de janeiro de 2012

"Afinal era isto!"

Aos nossos olhos a vida de cada segunda pessoa, quase sempre parece mais fácil que a nossa própria... Para os problemas, parece sempre existir uma resolução prática e razoável, as fúrias aparentam não ter um fundamento suficiente que as justifique, as tristezas aparentam ser fáceis de esquecer. 
Ás vezes (a maior parte delas) isto não é genuíno, vemos o mundo e o que nos rodeia com os nossos próprios olhos, que embora funcionalmente sejam, tal e qual os de qualquer outra pessoa, estão tapados com uns filtros... Uns filtros chamados percepção, cognição e raciocínio... Quanto a estes filtros, cada pessoa tem os seus...e não há duas pessoas a entender o mundo da mesma forma.

Chegamos a tomar como agressão estrictamente dirigida ao nosso sentimento, a interpretação dos factos feita por outrém, mesmo quando esta é bastante imparcial. Ninguém tem culpa... aquele bichinho chamado intenção não foi tido nem achado.

Nem sempre lá chegamos, mas por vezes com o passar do tempo conseguimos entender o que levou alguém a fazer ou pensar de certa maneira. Quando esse dia chega relembramos toda a indignação que sentimos no momento do confronto e pensamos: "Afinal era isto..."!


Sem comentários:

Enviar um comentário

...