quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Jamie Oliver's 30min brownie...

Esta é a história de um brownie.... um brownie que tinha tudo para ser _O_ brownie, mas devido a um erro de engenharia por parte dos fabricantes da misturadora Electric.co (marca esbranquiçada comercializada nos supermercados Pingo Doce)....acabou por acabar, literalmente pelo cano abaixo.

Esta história começa algures na mente iluminada de quem visualizou e projectou um jantar de grupeta que teve lugar ontem.
 Petit Patapon....detalhes minuciosos postos de parte (...pretendo a cada dia ir aperfeiçoando a minha inexistente capacidade de síntese, lá para 2020 possivelmente consigo resumir um folheto informativo), a sobremesa do jantar foi a contribuição que me calhou produzir. Convencida e motivada desde o primeiro instante, a fazer cair por terra a injusta fama de "cozinheira com dotes limitados" que à minha pessoa foi injustamente alapada, decidi confeccionar uma da minhas especialidades....(e por especialidade entenda-se aqueles pratos que pitada aqui pitada ali, mais ou menos ingrediente acabam por sair sempre bem graças à sua consistência de rafix*)... Sras e Srs: UM DELICIOSO BROWNIE!

Mas não era um brownie qualquer....era um brownie de 30' do Jamie Oliver! (podem vê-lo, ou talvez seja melhor não, na SIC Mulher)
Ora compras feitas...ingredientes alinhados...doses pseudo-medidas...forno pré-aquecido...bora lá!

Tudo corria como o previsto (que, como quem me conhece deve estar a pensar, nunca existiu, obviamente!)... inclusivamente o detalhe totalmente opcional mas, por mim cumprido à risca, das nozes e frutos secos vermelhos decorativos. Quando no momento de tranferir a hmmm sei lá.....a UNGUENTA mezcla do misturador para a fôrma, previamente forrada a papel vegetal com sete, sim SETE e nem mais um, pingos de água, a bela da jeringonça se desacopla toda e não é que o copo do misturador NÃO TEM FUNDO!!!!   COMO É QUE O COPO DUM MISTURADOR NÃO TEM FUNDO???? ISTO É CERTAMENTE NÃO SÓ UMA MANEIRA MUITO RASCA DE POUPAR NO FABRICO DA COISA, COMO TAMBÉM, E SOBRETUDO, UM PERIGO PARA A COMUNIDADE UTILIZADORA DO DITO EQUIPAMENTO!
Sem mais possíveis descrições capazes de fazer justiça ao cenário que ali se montou....partilho uma memória fotográfica:

legenda: o vulcão de chocolate é o misturador já sem o respectivo copo causador de todo o holocausto.

Após tal episódio "cirurgicamente" sincronizado com a chegada dos restantes convidados que SIM, CLAROOOO tinham de entrar pela porta da cozinha, nenhuma outra brilhante ideia ou improviso me surgiu a não ser deitar mãos ao clássico pano amarelo (que neste caso até era verde) e tentar "reapar" todos os 300g de chocolate + 250g de manteiga + 4 ovos xl inteiros + alguns pozes de cacau em pó; farinha; açucar; fermento, uma pitada de sal, e frutos secos, que entretanto ao secar se encrustavam nos interstícios das pedras da bancada, paredes e chão (Vá para dizer a verdade verdadinha, ainda pensei sugerir uma sobremesa mais avant garde, em que cada um pegava na sua colherzinha e a sobremesa seria servida in loco directamente do seu local de "aterragem", mas até a minha falta de noção se recolheu face a tal quadro de degredo).

Pois bem, são momentos de partilha como este, que me fazem supôr que este blog não tenha sido criado em vão... estava já ansiosa para me vir chorar para aqui, é quase como quando somos crianças, fazemos um disparate e o simples facto de chegar a casa o mais rapidamente possível e ser o primeiro dos irmãos a contar à mãe, nos absolvesse de toda e qualquer culpa do sucedido. 

Além de ajudar a mentalizar-me que eu na cozinha estou bem é a comer, é um abre-olhos para a próxima vez que pensar em comprar electrodomésticos baratos...( ainda que pudesse parecer que ia dizer: (...)próxima vez que pensar em cozinhar(...)Não! O sonho comanda a vida, e eu continuo a acreditar nos meus dotes Chakallinos )

ps: Rafix era uma antiga mistura de consistência característica para cães do género paté composto por tudooquehouvermaisalgumacoisa.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

...