domingo, 13 de novembro de 2011

Golegã, cavalos, abafados, castanhas e.... S.Martinho?!

Como todos os anos por esta altura, na passada quinta-feira dia 3 empacotei nas habituais mil caixas, caixinhas e caixotes todo o estojo que acreditava ser o mínimo indispensável para mais uma clássica semaninha na Feira da Golegã, esse clássico do roteiro festivo tradicional Português.


De caminho, uma pitstop em Coimbra para ver o pequenino, sempre com a escolta habitual dos 2 Macs mais velhos e aquele menir a que eu chamo de PC transportável, que antes de ser ultrapassado pelos actuais modelos do tamanho de pequenos livritos,  já foi em tempos longínquos, denominado portátil (internet e filmes à escolha são elementos essenciais ao combate da estupidificação num comboio!).



Passadas 24h já me encontrava na mítica vila da Golegã para mais uma FNC (e esta não vou dar de graça, encontra-se aberto o desafio, a valer um abafado!). Mesmo com todas as previsões meteorológicas a apontar o contrário, o tempo aguentou-se e felizmente pouco choveu, o Verão de S.Martinho veio mesmo a calhar. 


De entre os milhares de pessoas (este ano talvez menos, por causa "daquela coisa da crise"), as caras são quase sempre as mesmas (ainda que mesmo que assim não fosse, não mudasse lá grande coisa), e fora uma ou outra ausência de alguém que não pôde estar por finalmente ter ganho juízo e ter ido gastar o seu dinheiro para outro lado...mal ou bem, encontramo-nos lá todos, ano após ano!


É de salientar a crescente importância dos factores "noite e copos" em detrimento daquele que, supostamente, é o elemento principal, o Cavalo... mas isso também já sabíamos antes de ir.
Extensas pseudo romarias de maltinha oriunda de buracos vários que chega sedenta de festa e alcóol barato...Porque nós não gostamos nada disso... ;)




ps: São Martinho é primeiro dos santos não mártires, o primeiro confessor, que subiu aos altares do Ocidente, santo patrono de, entre muitos outros grupos, dos cavaleiros. Era soldado romano e foi protagonista do episódio lendário em que durante uma tempestade de neve partilhou a sua capa de soldado com um mendigo com quem se cruzou durante a sua viagem.
O dia de S.Martinho festeja-se no dia 11 de Novembro....só naquela da malta perceber ao que vai!



Sem comentários:

Enviar um comentário

...